domingo, 28 de Abril de 2024  07:48
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-10-2006

Trata-se do projecto Galactic Emission Mapping


Prémio Nobel da Física 2006 colabora com a Universidade de Aveiro

George Smoot, um dos dois radioastrónomos a quem foi atribuído o Prémio Nobel da Física deste ano, por trabalhos no domínio da radiação cósmica de fundo, colabora há já vários anos, num projecto em que o Instituto de Telecomunicações - Aveiro é entidade líder.

Trata-se do projecto Galactic Emission Mapping (GEM), cujo objectivo é, no essencial, obter um mapa da radiação polarizada emitida pela nossa galáxia (a Via Láctea) no domínio das microondas, numa parceria com o Centro de Astrofísica do IST (CENTRA).

Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, este trabalho, inicialmente sugerido pelo próprio George Smoot, está neste momento em fase de instalação de uma antena parabólica de grandes dimensões no centro do Pais, contando já na proposta inicial com a colaboração do laureado como consultor.

Para a fase da realização da instrumentação, para a qual foi submetida nova proposta à FCT no último concurso, o leque de entidades participantes foi alargado e o Nobel, assim como a instituição a que pertence (a Universidade da Califórnia em Berkeley), já figuram respectivamente como investigador e entidade participante.

No essencial, como referiu o Prof. Dinis Magalhães dos Santos, coordenador do projecto e docente no Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática da UA, «o trabalho envolve a realização de electrónica de muito alta frequência e ultra-baixo ruído, condicionamento de dados e o seu tratamento, e tem portanto grandes afinidades com algumas áreas das Telecomunicações, onde o Instituto de Telecomunicações - Aveiro tem capacidades adquiridas, pelo que não é de estranhar o grande envolvimento desta instituição».


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®